terça-feira, 22 de novembro de 2016

(CINESIO) Técnica de energia muscular


      Os mecanismos são o relaxamento pós isométrico e inibição reciproca. Relaxamento pós isométrico,  após uma contração o aparato neuromuscular encontra se em um estado refratário durante o qual pode-se realizar um estiramento passivo, mais isso sem que haja a ativação de uma reflexo de estiramento. Ou seja oque o fisioterapeuta faz é resistir a contração do paciente, logo após pedir que o paciente relaxe para assim levar o segmento ate encontrar uma posição de nova barreira. 
     Inibição reciproca é uma técnica de energia muscular que se baseia no mecanismo neural da inibição reciproca. Como exemplo: mecanismo de reflexo é o relaxamento do músculo tríceps braquial quando o bíceps braquial contrai e vice versa, e nesta técnica o terapeuta resiste ao esforço do paciente flexionar o antebraço.
   

 As indicações das técnicas de energia muscular são a redução do  edema, alongar músculos e fáscias encurtados e tensos, aumentar o fluxo sanguíneo, mobilizar articulações cujos movimentos estão restritos e fortalecimento. As contra indicações, quando o paciente que não apresenta contração voluntaria, não aplicar em extremidades com fratura não consolidada.
    A seguir passo a passo utilizando 2 técnicas de energia muscular para um torcicolo direito agudo - pescoço mantido próximo ao seu ombro direito. Inclinação lateral E passiva dolorida e limitada.

Técnica 1- Posiciona o paciente sentado com uma mão estabiliza o ombro e a outra na região da orelha direita onde ira iniciar resistência para a direita. O terapeuta orienta o paciente para que contraia o musculo ECOM do lado da resistência. O terapeuta aplica uma resistência na mesma intensidade e na direção oposta a contração muscular do paciente, manter a resistência por 3 segundos, após para a contração ira sentir o relaxamento do musculo e assim ira ganhar o aumento da amplitude do movimento.



Técnica 2- Posiciona o paciente sentado com uma mão estabiliza o ombro e a outra na região da orelha esquerda onde ira iniciar a resistência para a esquerda. O terapeuta orienta o paciente para que contraia o musculo ECOM fazendo força para inclinação lateral esquerda. O terapeuta aplica uma resistência na mesma intensidade e na direção oposta a contração muscular do paciente, manter a resistência por 3 segundos, após para a contração ira sentir o relaxamento do musculo e assim ira ganhar o aumento da amplitude do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário