terça-feira, 29 de novembro de 2016

(CINESIO) Palestra Angélica Maria Pacagnan Sobre Postura

A coluna vertebral é composta por 33 vertebras, sendo que 24 se juntam para tornar uma coluna flexível, sendo elas: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. Ela é responsável por sustentar dois quintos do nosso peso corporal sendo composta por tecidos conjuntivos e por ossos que formam a coluna vertebral as vertebras.
Postura é a disposição relativa do corpo em qualquer momento, é um composto
das posições das diferentes articulações do corpo nesse momento. A posição de cada articulação tem ume feito sobre a posição das outras articulações.
Postura correta é a posição na qual o mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. A postura ereta é a postura em pé normal dos humanos. Se a postura ereta for a correta, mínima atividade muscular é necessária para manter a posição.
          São diversas as causas de alterações posturais como, por exemplo: os vícios posturais, postura inadequada ao andar e sentar, encurtamento exagerado, o excesso de peso corporal e alongamento corporal exagerado entre outros.
      O sistema musculoesquelético compreende mais de 60 % do organismo humano e é o principal consumidor de energia do corpo. Logo, todo aumento de atividade músculo esquelética exige que as vísceras desenvolvam e forneçam energia para sustentar tal atividade.
Defeitos posturais são alterações que independem da vontade do paciente, só podendo ser corrigidos através do tratamento conservador ou cirúrgico Estes defeitos podem apresentar-se compensados ou descompensados.
Postura Defeituosa é definida como qualquer posição que aumenta o estresse sobre as articulações. Quando uma pessoa possui músculos fortes, flexíveis a postura defeituosa pode não afetar as articulações porque elas têm a capacidade de mudar de posição facilmente, de modo que os estresses não se tornem excessivos.
Fatores posturais:
• Mau hábito em posicionar-se;
• Estirão precoce em adolescente com fator
emocional de não aceitar altura;
• Desequilíbrio muscular ou contratura muscular;
• Dor antálgica na coluna;
• Condições respiratórias;
• Fraqueza geral;
• Excesso de peso;
• Perda de propriocepção;
• Espasmo muscular (paralisia cerebral).
Fatores estruturais
• Anomalias congênitas;
• Problemas de desenvolvimento;
• Trauma ortopédico;
• Patologias e/ou Disfunções
(Exemplos: hemivértebra, discrepância de membros
inferiores etc.)
            Devem-se tomar medidas de prevenção, pois se torna mais fácil prevenir do que corrigir, e cabe ao fisioterapeuta, educador físico e médicos orientar ao paciente que previna as causas que provocam os desconfortos na coluna como mudar os hábitos sedentários, a postura inadequada, predominância da posição sentada, os esforços físicos como levantar peso repetitivamente essas causas geram no paciente dor e incapacidade fazendo com que o mesmo não consiga fazer suas atividades de vida diária.

            A fisioterapia no tratamento postural é de grande importância, pois é sempre necessária a orientação  de posicionamento nas atividades diárias para tratar os problemas de alteração postural, visa inicialmente em uma avaliação postural para assim escolher uma maneira correta de reeducar a postura do paciente, a vários recursos usados pelo terapeuta para se traçar uma conduta que seja benéfica ao mesmo. E quando as deformidades abrangem em principal a alteração dos ossos elas se 
tornam mais difíceis de se corrigir a não 
ser com intervenções cirúrgica .

Nenhum comentário:

Postar um comentário