segunda-feira, 21 de novembro de 2016

(CINESIO) Alongamento e Flexibilidade: definições e contraposições

           



Alongamento  é uma tensão aplicada aos tecidos moles provocando a extensibilidade, executados como forma de aumentar a mobilidade articular e diminuir contraturas sendo também considerada uma forma de atividade que tem como objetivo manter os níveis de flexibilidade que são obtidos através de movimentos com amplitudes normais e sem restrição física. Pois o alongamento é uma técnica utilizada para alongar os músculos e desenvolver a flexibilidade.
      A mobilidade articular é a capacidade de movimentar se uma ou mais articulações e não deve ser utilizado como referencia a flexibilidade pois ela consiste na medida da amplitude de movimentos de partes do corpo sobre suas articulações, ou seja a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento adequada.
    A três métodos de alongamentos : o estático esse alongamento consiste em alongar uma determinada musculatura ate sua extensão máxima tolerável de movimento,  para o alivio das dores musculares e melhora de flexibilidade, requer baixo consumo de energia, e um risco menor na ocorrência de lesões. Temos também o alongamento Balístico,  que utiliza vários esforços musculares ativos insistidos, na tentativa de maior alcance do movimento fazendo com que o músculo se contraia e relaxa de forma rápida e repetida.
Já a facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) combina alternadamente a contração e o relaxamento dos músculos agonistas e antagonistas, usa se também para fortalecer os músculos e aumentar a flexibilidade.
    Os efeitos do alongamento são de prevenção de lesões como distensões musculares, redução de tensões musculares e sensação de corpo mais relaxado, ativa a circulação, ajuda a melhorar o nível de elasticidade das fibras musculares evitando ou revertendo o encurtamento muscular, relaxamento, ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
      O alongamento é indicado, quando ADM estará limitada e na (prevenção e deformidades instaladas) que interfere nas atividades funcionais, fraqueza, encurtamento e retrações musculares.
  As contraindicações do alongamento são, fraturas recentes, bloqueio ósseo que limita a mobilidade articular, processo inflamatório ou infeccioso agudo dentro ou ao redor da articulação, sempre que houver dor aguda com movimento articular ou com o alongamento muscular, hematomas e trauma nos tecidos, estabilidade articular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário