sexta-feira, 25 de novembro de 2016

(CINESIO) CASO CLINICO ARTRITE REUMATOIDE

Uma mulher de 75 anos de idade procura seu medico com dor e rigidez bilateral nos ombros e quadris há seis semanas. Ela estava se tratando com um fitoterápico e desenvolveu pirose. O exame de sangue revelam anemia discreta. VHS elevada e fator reumatoide positivo. Não apresentou erupção cutânea, febre, distúrbios geniturinários ou intestinais, porem descreve perda de peso, sudorese noturna, cefaleia e dor no couro cabeludo.
Existe suspeita de diagnostico de artrite reumatoide (AR)
Com base nos sintomas e na história de saúde da paciente, os testes de exame mais apropriados para ajudar a confirmar o diagnóstico de artrite reumatoide são a palpação de tecidos moles oque indica dor e edema, exercícios ativos pois a AR tem dor e limitação a movimentação, testes neurológicos.
As a seguir algumas intervenções de fisioterapia mais adequadas e um programa de tratamento na fase inicial da doença:
A intervenção de fisioterapia seria:
A eletroterapia, para combater a dor.
Calor úmido para ajudar a desinflamar a articulação: Bolsas de agua morna e turbilhão, que servem para tratar a artrite nas mãos, punhos, pés ou tornozelos pela facilidade de aplicação da técnica.
Exercícios para ganho de amplitude articular e fortalecimento muscular:
Mobilizações articulares, ganho de arco de movimento e alongamentos.
E dependendo da evolução do paciente, deve-se iniciar a pratica de exercícios específicos para ganho de força com uso de pesinhos e elásticos, ao fim de cada tratamento.

Alguns conceitos :
Pirose: sensação de dor epigástrica semelhante a queimadura, acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago, azia.
VHS: é um exame de sangue que avalia a velocidade hemossedimentação podendo indicar se há alguma inflamação no organismo.
Fator reumatoide positivo: fator reumatoide (FR) é um anticorpo que é encontrado em 90% dos pacientes com artrite reumatoide. Nesses casos, pode ajudar o diagnóstico se fator reumatoide estiver positivo e aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário